quarta-feira, 26 de março de 2008

ARTIGOS E TEXTOS ELABORADO

O portfólio na formação de professores pesquisadores: a experiência dos cursos de formação especial de professores no ABC paulista
Por Clézio Santos

Fonte: http://www.partes.com.br/educacao/portfolio.asp

Resumo

Procuramos relatar a experiência vivida nos Cursos de Formação Especial de Professores no CUFSA como professor orientador de portfólio e TCC. Referir-se à própria prática é uma tarefa sempre difícil e complicada, além de desafiadora. Procuramos destacar a relevância do Portfólio na formação de professores, bem como a pesquisa-ação e o ato reflexivo no contexto educacional desses professores. Essa trajetória que acompanha a construção, estruturação e reflexão do portfólio e o conseguinte desenrolar do TCC, trouxe importantes questões da vida cotidiana escolar desses educadores.

Palavras-chave: formação de professores, portfólio, professor pesquisador.

(...)

3. O portfólio visto pelos alunos do curso FEP/CUFSA

A contrapartida sobre a efetivação do portfólio se deu nos relatos sobre a avaliação do portfólio feita pelos alunos do curso. Destacamos alguns fragmentos dos relatos e elementos dessa narrativa que caracterizam o processo de construção do portfólio.

“O Portfólio foi uma das construções mais importantes do curso, pois, através deste, pude refletir sobre todo o processo de formação pelo qual passei durante o primeiro ano do curso, bem como os avanços que obtive ao desenrolar de cada módulo ... Este, também é a forma mais autêntica de representação do processo de evolução do aluno, e, nenhum outro tipo de avaliação obteria os mesmos resultados que o Portfólio acaba de demonstrar”. A. M. P.

Neste relato, temos como destaque a relevância do portfólio como instrumento de maturação e amadurecimento de idéias e também esclarecedor de questionamentos ao longo do curso especial de formação de professores do CUFSA. Outro elemento de destaque foi o resgate profissional como ponto de partida de uma reflexão mais aprofundada sobre o ato de ser professor, como o relato a seguir nos mostra:

“A elaboração do Portfólio foi muito significativa para mim, pois a partir da realização dos textos solicitados pelo orientador, pude resgatar alguns aspectos da minha trajetória profissional, que me fizeram refletir e valorizar, ainda mais o meu trabalho enquanto educadora”. K. M. M.

Outro elemento fundamental é a descoberta da importância metodológica do ato de observar, registrar e refletir.

“A releitura dos textos que hoje compõem meu Portfólio me proporcionou uma visão apurada dos mesmos em relação ao momento em que foram realizados”. K. M. M.

“Dentro de todos esses acontecimentos achei de suma importância à realização de um diário para registro de práticas pedagógicas. Ele sempre era visto pela orientadora e colocado comentários a respeito do que se estava escrito. Descobri com ele o mérito de se registrar a prática nessa profissão. Para o TCC o diário ainda me será útil como registro de dois estudos de casos”. M. R. B.

Essas avaliações do portfólio também registraram as dificuldades e conflitos vivenciados pelo curso e pelo próprio desafio de estruturar e pôr em prática o Portfólio, como podemos verificar no relato a seguir:

“Minha maior dificuldade foi à elaboração do trabalho do 4º Módulo, que também comporia a pasta de Portfólio, pois, por mais que eu tentasse , não conseguia fazer uma boa produção que obedecesse aos quesitos solicitados pela Faculdade, pois além dos conflitos que estávamos vivendo na Faculdade, havia os cansaços físico e emocional, próprios de final de ano” A. M. P.

A maioria dos alunos apesar da dificuldade inicial de organizar e estruturar o portfólio, reconheceram-no como importante instrumento reflexivo, não só para o professor avaliar o aluno, mas, principalmente, para a formação do aluno. Destacamos que a maioria dos alunos retomou o tema trabalhado no Portfólio em seus Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs), caracterizando seu papel de destaque no amadurecimento reflexivo no contexto escolar e proporcionando uma discussão mais aprofundada nos trabalhos de encerramento de curso, pautados acima de tudo no cotidiano de cada professor pesquisador.

Considerando alguns pontos

O professor não pode deixar de ensinar, mas também não deveria furtar-se à realização de trabalhos de pesquisa. É, exatamente, nesse encontro que se dá à possibilidade de executar um trabalho como o que foi realizado do portfólio ao TCC, sem a separação entre prática e teoria. Acreditamos que é no trabalho conjunto de produção científica que se encontra o real significado de uma proposta metodológica que defende o ensino ativo e o papel do professor reflexivo.

Experiências como essas vivenciadas nesse curso de formação especial de professores efetivos das redes municipais, infelizmente ainda isoladas, têm demonstrado que se tornam estimulantes para esses alunos sentirem-se participantes da construção do conhecimento, principalmente quando os temas de reflexão são frutos de suas experiências do cotidiano da sala-de-aula, temas esses que sempre se defrontam, sem oportunidades para refletirem e pesquisarem essas questões. Mas, sobretudo, a motivação e a satisfação do grupo de assumir-se como professor(a)-pesquisador(a) ativo(a) no processo de construção de conhecimento escolar.

=======================

Exercios - PCN's na Geografia Física


1) O que são PCN's?

São referências de qualidade para os Ensinos Fundamental e Médio do país, elaboradas pelo Governo Federal. O objetivo é propiciar subsídios à elaboração e reelaboração do currículo, tendo em vista um projeto pedagógico em função da cidadania do aluno e uma escola em que se aprende mais e melhor.

2) Quais são os conteúdos propostos acerca da Geografia Física?

As propostas são Cartografia,Relevo,Hidrografia,Vegetação, Clima e entre outros, mas não existe uma divisão clara de Geografia Fisíca e Geografia Humana, nos PCN'S

3) Formas sugeridas adotadas?

A observação e análise do espaço e paisagem do aluno. Alé disso mapas e globo terrestre como intrumento para o conhecimento.

4) Terminologias adotadas?

Elas são: regiao, paisagem, local, lugar, territorio e entre outros.

5) Identificar as escolas geográficas?

Ela esta entre duas escolas, a Tradicional que observa a natureza e a Crítica que discute a ação historica.

===================

Introdução ao PCN's

Quais são os temas transversais?


São temas relacionados ao contidiano dos alunos. Existem 6 temas (Ética, Pluralidade Cultural, Trabalho e Consumo, Saúde, Orientação Sexual, Meio Ambiente) e também esses temas podem ser aborado por qualquer professor.

Qual é a fundamentação teórica e metodológica para a área de Geografia do PCN?

Serve como base para o professor apresentar suas aulas e passar os conteudos propostos nos PCN's. Além disso relacionar com a realidade do contidiano do aluno.

Nenhum comentário: