quarta-feira, 26 de março de 2008

VIVÊNCIA DOCENTE

Relatório de observação: Ensino fundamental no Colégio 'Aplicação'

Introdução

O objetivo desse estagio era para observar 10 aulas de geografia no ensino fundamental num colégio. Então a escola que assistir foi o 'Aplicação' do professor Cludinei Nascimento. Nessa observação pode notar suas formas de dar aula em varias tipo de fatos que há numa sala de aula.

Caracteristica da Escola

O colégio esta locolizado no centro de Londrina na Rua Piaui. A estrutura esta em boas condiçoes, lembrando que é um colégio estadual. As salas de aulas também, algums até tem uma televisão. Essas salas tem muita semlhanças com as salas de aulas da UEL, unica diferença é o tamnaho. A citação seguinte explica o porque do nome e a razão de ter conexão com a UEL.

"O Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, mais conhecido como

"Colégio de Aplicação da Uel", nasceu por iniciativa do Professor Jo Aloísio Aragão, docente

da antiga Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, em 20 de junho de

1960 pelo Decreto 30.178, como Ginásio Estadual de Aplicação. Na época, funcionava junto à antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, nas dependências do grupo escolar Hugo Simas.Atendia inicialmente apenas alunos do sexo feminino.

Sua fundação deu-se em obediência ao Decreto Federal de nº 9053/46, que determinava a criação de Colégios de Aplicação, junto a Instituões de Ensino Superior, com o objetivo de oferecer melhor formação profissional aos futuros educadores, com a função básica

de servir de campo de experimentação pedagógica aos alunos de graduação e ao mesmo tempo oportunizar a comunidade, renovação e melhoria do Ensino Fundamental e dio."


Historia do professor

Claudenei Ferreira Nascimento esta lecionando a 12 anos, maioria foi no ensino medio e so a 3 anos que tambem esta trabalhando no ensino fundamental. Formado em Geografia na UEL, tem aproxidamente ums trinta e poucos anos. Mostrou ser firme nas aulas e quando era hora de descontrair com os alunos.

Observações das aulas

1) Sexta série, muita conversa, normal, mas o Claudinei soube controlar o desvio de atenção dos alunos. O conteudo foi Zona da mata qual se discutiu a ocupação e prosuções nessa região do nordeste.. Os recursos utilizados forma a lousa, um mapa do brasil e o livro didatico.

2) Na oitava serie foi visto a Natureza da Europa Oriental. Foi tranquilo e so utilizou o livro didadtico qual os aluno leram em voz alta o que estava no livro sobre o assunto. Depois os estudantes fizeram algums exercicios do livro. Claudinei passou uma tarefa para proxima aula: trazer uma noticia sobre algum pais europeu.

3) Em seguida assistir aula da segunda turma da oitava serie, nela o professor terminou o conteudo da aula passada que era sobre, Letônia,Estonia e Lituania, qual foi colocado que esse paises possuem um alto indice de alfabetização e mão de obra qualificada. Depois começou ser visto a natureza dos paises oriental. Alem disso passou a mesma tarefa de trazer uma noticia de um pais europeu.

4) Nessa aula os alunos da setima serie fizeram os exercicios sobre paises subdesenvolvidos do livre didatico. Foi explicado tambem durante a aula a colonização na Africa, o liberalismo e a corrupção e divida presente nos paises subdesenvolvidos.

5) Nessa aula da oitava serie os alunos interpretaram as noticias que eles trouxeram sobre paises europeus. Maioria da noticias tratava de ciência, economia,politica e entre outras. Houve meio que demoras para os alunos ir na frente da sala e falar mas todos estudante conseguiram a tempo.

6) Já na outra oitava houve os mesmos ocorrencias em que, os alunos interpretaram as noticias que eles trouxeram sobre paises europeus. Maioria da noticias tratava de ciência, economia,politica e entre outras. Houve meio que demoras para os alunos ir na frente da sala e falar mas todos estudante conseguiram a tempo.

7) Nessa aula para os alunos da setima serie foi visto a America Latina, primeiro ele leram os conteudos presente no livro, em seguida o professor Claudinei mostrou mapa da america e apontou para divisão dos paises latinos na america do sul, nesse momento houve interação dos alunos com mapa. Em seguida ele fizeram os exercios do livro didatico sobre esse assunto.

8) Na outra setima serie foi o mesmo procedimento qual foi visto a America Latina, primeiro ele leram os conteudos presente no livro, em seguida o professor Claudinei mostrou mapa da america e apontou para divisão dos paises latinos na america do sul, nesse momento houve interação dos alunos com mapa. Em seguida ele fizeram os exercios do livro didatico sobre esse assunto.

9) Na aula da sexta serie eles se organizaram em grupos para preparar uma apresentação na proxima aula sobre o nordeste suas regioes (Agreste, sertao e meio norte). Os assunto dos grupos ficaram divido em:
a. espaço geografico do agreste
b. agreste economia
c. espaço geografico do sertão
d. sertão economia
e. questão social e politica da seca
f. meio norte: espaço de tradição
g. meio norte: economia

10) Por último na setima serie foi a continuação sobre sobre o paise subdesevolvido, com foco na america latina. Qual foi desmostrado em que nas cidades grades há uma parte desenvolvida e a outra não, como favelas. Foi discuto quais eram os pais subdesenvolvidos na america latina. Nessa auala houve uma boa participação dos alunos.


Conclusões

O objetivo se confirmou, houve uma bom conhecimento nessa experiencia. Qual pode analisar as tecnicas e procidimentos numa sala de aula no ensino fundamental

Referências

Historia, Colegio Aplicação <www2.uel.br/aplicacao/> Visitado no dia 11 de junho de 2008

===============================================================

Relatório de observação: Ensino médio no Colégio 'Aplicação'

Introdução

Durante o estagio foram observados 10 aulas de geografia no ensino médio num colégio. Então a escola que assisti as aulas, foi o colegio 'Aplicação' do professor Cludinei Nascimento, de novo. Nessa observação pode notar suas formas de dar aula em varias tipo de fatos ocorridos durante a aula.

Caracteristica da Escola

O colégio esta locolizado no centro de Londrina na Rua Piaui. A estrutura esta em boas condiçoes, lembrando que é um colégio estadual. As salas de aulas também, algums até tem uma televisão. Essas salas tem muita semlhanças com as salas de aulas da UEL, unica diferença é o tamnaho. A citação seguinte explica o porque do nome e a razão de ter conexão com a UEL.

"O Colégio Estadual Professor José Aloísio Aragão, mais conhecido como

"Colégio de Aplicação da Uel", nasceu por iniciativa do Professor Jo Aloísio Aragão, docente

da antiga Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Londrina, em 20 de junho de

1960 pelo Decreto 30.178, como Ginásio Estadual de Aplicação. Na época, funcionava junto à antiga Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, nas dependências do grupo escolar Hugo Simas.Atendia inicialmente apenas alunos do sexo feminino.

Sua fundação deu-se em obediência ao Decreto Federal de nº 9053/46, que determinava a criação de Colégios de Aplicação, junto a Instituões de Ensino Superior, com o objetivo de oferecer melhor formação profissional aos futuros educadores, com a função básica

de servir de campo de experimentação pedagógica aos alunos de graduação e ao mesmo tempo oportunizar a comunidade, renovação e melhoria do Ensino Fundamental e dio."



Historia do professor

Claudenei Ferreira Nascimento esta lecionando a 12 anos, maioria foi no ensino medio e so a 3 anos que tambem esta trabalhando no ensino fundamental. Formado em Geografia na UEL, tem aproxidamente ums trinta e poucos anos. Mostrou ser firme nas aulas e quando era hora de descontrair com os alunos. Além disso, como as aulas eram a noite e 5 aulas seguidas, pode notar o cansaço porque tem que dá aula de manha e a tarde também.

Observações das aulas

1)Os alunos utilizaram um texto (xérox) de apoio nessa aula que foi tratado às bacias hidrográfica do Brasil e as principais bacias brasileiras, como a bacia amazônica, bacia do Paraná e a bacia do rio são Francisco. Houve a discussão da transposição do rio São Francisco, se é certo ou errado. A produção agrícola em vota do velho seco onde tem clima seco. O aqüífero guarani foi estudado. Além disso, o professor também passou para os alunos duas perguntas para serem respondidas sobre as bacias.

a) qual a bacia hidrográfica de maior potencial hidráulico do Brasil? Explique.
b) qual a bacia hidrográfica de maior potencial hidráulico utilizada? Por que


2)Alguns alunos entregaram o relatório do vídeo visto na semana passada, num evento cultural que teve. Era o documentário do Al Gore, candidato a presidente dos EUA pelo partido Democrático. Ainda tinha alguns alunos fazendo o relatório em sala de aula e entregaram mais tarde quando acabou a aula. Discutiram, sobre os assuntos abordados no filme como efeito estufa e camada de ozônio. Em seguida usaram apostila para olhar sobre os fóruns Rio+10 e de johanusburgo, sobre o numero de pessoas passando fome; moradias precárias e de pessoas sem acesso a água

3) Mesmo procedimento, entregou os relatórios do documentário e discutiram, sobre os assuntos abordados no filme como efeito estufa e camada de ozônio. Em seguida usaram apostila para olhar sobre os fórum Rio+10 e johamnusburgo, sobre o numero de pessoas passando fome; moradias precárias e de pessoas sem acesso a água.

4) O tema dessa aula foi à evolução do crescimento demográfico, como fase do crescimento demográfico. Com texto de apoio, os alunos comparam os dados de fecundidade de paises e discute com o professor as teorias de demográficas, como a de Malthus.

5) Mesmo tema mais sala diferente, em que os alunos também utilizaram um texto (xérox) de apoio nessa aula que foi tratado às bacias hidrográfica do Brasil e as principais bacias brasileiras, como a bacia amazônica, bacia do Paraná e a bacia do rio são Francisco. Houve a discussão da transposição do rio São Francisco, se é certo ou errado. A produção agrícola em vota do velho seco onde tem clima seco. O aqüífero guarani foi estudado. Além disso, o professor também passou para os alunos duas perguntas para serem respondidas sobre as bacias.

a) qual a bacia hidrográfica de maior potencial hidráulico do Brasil? Explique.
b) qual a bacia hidrográfica de maior potencial hidráulico utilizada? Por que.


6) Nessa aula foi estudado o protocolo de Kyoto e os credito de carbono. O professor colocou na lousa o objetivo do protocolo, que é de estabelecer metas de redução de emissão de gases na atmosfera. Onde a proposta é de reduzir as emissões em torno de 5,2% ate 2012. Como também discutiram a redução e implementação de projetos visando à utilização de fontes alternativas para produção de energia. Em que o protocolo também admite o comercio de carbono

7) Na sala do segundo colegial continuaram com o mesmo tema da aula anterior, teorias demográficas. Foram passados as teorias malthusiana, neomalthusiana e reformista para os alunos e discutidos em sala de aula.

8) Continuando a matéria da ultima aula, o professor passou imagems na tv laranja com um pendrive, fotos dos rio e bacias brasileiras. Como o Rio amazonas, Paraná e São Francisco. Também discutiram sobre a transposição do Rio São Francisco

9) Retomando o tema de teorias demográficas, os alunos fizeram exercícios sobre isso

10) Mesmo ano mas diferente sala e alunos, Claudinei falou sobre o protocolo de kyoto e o credito de carbono. Como objetivo e propostas desse protocolo, como também criticas

Conclusões

O objetivo se confirmou, houve uma bom conhecimento nessa experiencia. Qual pode analisar as tecnicas e procidimentos numa sala de aula no ensino médio

Referências

Historia, Colegio Aplicação <www2.uel.br/aplicacao/> Visitado no dia 11 de junho de 2008

Nenhum comentário: